quinta-feira, 12 de junho de 2008

A questão agrária em Roma

Juntamente com o crescimento do número de escravos, um dos problemas mas graves da república romana foi o da concentração da propriedade da terra nas mãos dos patricios. Essa concentração prejudicava os pequenos camponeses livres e difundia o trabalho escravo no campo. Ora, eram justamente os camponeses livres que asseguravam o poderio militar que permitiu a Roma o domínio do mundo antigo.assim, ao empobrecer os pequenos proprietários, a concentração da propriedade da terra colocava em risco a própria segurança da sosiedade romana.Daí a frase do escritor romano Plínio,o antigo:"Os latinfúndios perderam Roma". O texto a seguir aborda a forma pela qual os romanos lidavam com a questão da terra e uma de suas tentativas de reforma agrária. Os romanos costumavam vender uma parte das terras conquistadas aos vizinhos,outras anexá-las e arrenda-las depois aos cidadãos que nada possuíssem,mediante um ligeiro senso (renda anual)ao tesouro público.Os ricos,porém,tinham conseguido apoderar-se dessas terras;eis por que foi feita uma lei que proibia a todos os cidadãos ter mais de 125 hectares de terra.Esta lei conteve por algum tempo a ganância dos ricos.(...)mas depois os ricos conseguiram adjudicação de terras sob nomes de empréstimo;por fim,tomaram-nas abertamente em seu nome.Então os pobres,espoliados da sua posse,trataram de evitar o serviço militar e a criaçãode filhos.Assim,a Itália seria em breve despovoada de habitantes livres e cheia de escravos bárbaros que os ricos empregavam na cultura das terras,para substuir os cidadãos que haviam expulso delas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Relação Do Trabalho Escravo Na Roma Antiga E No Brasil atual.
A escravidão em roma era uma prática comum nos latifúdios. os escravos romanos produziam a riquesa dos grandes proprietários de terras que podiam dispor dos escravos como bem entendessem. pois bem, o trabalho escravo, hoje no Brasil, nao e mais o mesmo da epoca dos romanos. Como você deve saber a escravidão no Brasil e contra a lei, combatida pela policia e inaceitavel para toda a sociedade. ja na Roma antiga, no final da repulblica e durante o império, a escravidão era permitida por lei.mas que isso ela era estimulada pelos orgãos do governo.
Antigamente varias sociedades utilizavam a mão-de-obra escrava, mas nenhuma delas
teve tanto escravos como a sociedade romana.
Os romanos dependiam do trabalho escravo, sem os escravos, os romanos não teriam construido seu vasto e poderoso império.
você sabia que ainda existi trabalho similar ao escravo no Brasil?
Para se ter uma idéia, em 2001, 1600 trabalhadores foram resgatados dessa sintuação por operação conjuntas da policia federal e de fiscais do mininsterio do trabalho.
a comição pastoral da terra, orgão ligado a igreja catolica brasileira, estima que existem só na Amazônia de 8 a 12 mil trabalhadores escravos. com esses "escravos" funcionam as carvoarias.u

Nettim^^ disse...

Existe uma grande semelhança com referência o que acontecia em Roma antiga e o que se vive hoje no Brasil,pois os 10% mais ricos ou seja os burgueses concentram a maioria das terras, enquanto a classe proletariada que corresponde aos 90% da população do país, não possui o mínimo que seria um teto para morar.
Em Roma, existiu uma lei durante a república que tentou conter o aumento de grandes latifúndios por parte dos patrícios, entretanto isto durou pouco tempo pois estes burlavam as leis fazendo assim sua classe muito rica; deixando o plebeus "sem terra" e mais pobre.
Esta lei em Roma Antiga que proibia a todos os cidadãos ter mais de 125 hectares de terras, tentou evitar por algum tempo a ganância dos ricos, entretanto os patrícios conseguiram enganar os pobres ficando cada vez mais ricos. "Vendiam parte das terras conquistadas aos vizinhos".
Como já comentamos os conflitos que envolvem a terra no Brasil são imensos, este fato deve-se primcipalmente porque os nossos governantes não desenvolvem politicas públicas sérias afim de erradicar a disparidade da posse da terra entre ricos e pobres.

componentes:
-Bethania
-Francisca Fernanda
-Hygor Lima
-Lígia Melo
-Sebastião Neto

Arllyn Mello disse...

Relação do Trabalho Escravo na Roma Antiga e no Brasil atual.
A escravidão em Roma era uma prática comum nos latifúndios. os escravos romanos produziam a riqueza dos grandes proprietários de terras que podiam dispor dos escravos como bem entendessem. Pois bem, o trabalho escravo, hoje no Brasil, não é mais o mesmo da época dos romanos. Como você deve saber a escravidão no Brasil é contra a lei e está sendo combatida pela polícia federal, ministério do trabalho e comissão pastoral da terra.Em Roma antiga, no final da república e durante o império, a escravidão era permitida por lei.mas que isso ela era estimulada pelos orgãos do governo.
Antigamente várias sociedades utilizavam a mão-de-obra escrava, mas nenhuma delas
teve tanto escravos como a sociedade romana.
Os romanos dependiam do trabalho escravo, sem os escravos, os romanos não teriam construído seu vasto e poderoso império.
você sabia que ainda existe trabalho similar ao escravo no Brasil?
Para se ter uma idéia, em 2001, 1600 trabalhadores foram resgatados dessa situação por operação conjuntas da policia federal e de fiscais do ministério do trabalho.
A comissão pastoral da terra, orgão ligado a igreja católica brasileira, estima que existem só na Amazônia de 8 a 12 mil trabalhadores escravos. Com esses "escravos" funcionavam as carvoarias.

>>>ARLLYN MELLO
>>>KAMILLA SARA
>>>JOSUÉ VERAS
>>>WANDERSON SANTOS